sábado, 15 de novembro de 2008

O que é o Projeto Florescer?

Projeto Florescer é uma iniciativa dos alunos do Curso de Serviço Social da Faculdade R.Sá em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social de Picos.O Projeto atualmente atende cerca de 30 crianças de sete a dez anos no bairro Morada do Sol. As atividades sócio-educativas acontecem aos sábados, às 16:00h, na igreja católica do próprio bairro.

O objetivo primordial do Projeto Florescer é resgatar o direito da criança de brincar e ao mesmo tempo fortalecer os laços familiares. A garantia desse direito está determinada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal nº 8.069/90. Em seu artigo 59, do capítulo IV, o ECA preconiza que "os municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude".

A importância do brincar é essencial por vários aspectos. É no brincar que a criança aprende e apreende o mundo à sua volta. Ela vai interagir com o objeto (brinquedos ou brincadeiras), ou com crianças da mesma idade, que possui um universo cognitivo diferente do seu. A sociabilidade só é constituída quando a criança é estimulada a participar de atividades no coletivo, como soltar uma pipa na comunidade com os amiguinhos, jogar futebol na quadra do bairro, andar de bicicleta com a companhia de outras crianças, jogar amarelinha, pular corda, dentre outras atividades atualmente relegadas em função das inovações tecnológicas, como internet. Visite-nos e deixe seu comentário!

Fique Feliz.

Um comentário:

Arend disse...

O Projeto Florescer é uma bela e inteligente iniciativa dos acadêmicos do Curso de Serviço Social. Gostaria de adquirir a camiseta e de divulgar o projeto para os acadêmicos do segundo semestre no IERGS- Porto Alegre/RS.Parabéns e continuem construindo com amor e sabedoria um mundo melhor. Altair Arend